Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

A instituição surgiu há mais de 50 anos no concelho de Vila Nova de Gaia, por iniciativa de um padre pertencente ao Mosteiro de Nossa Senhora do Pilar, com a finalidade de tomar conta e alimentar as crianças que vagueavam nas ruas enquanto as suas mães trabalhavam nas fábricas, que na altura surgiram em massa no concelho de Gaia. A instituição nasceu numa casa pertencente ao referido Mosteiro, na rua Elias Garcia, mas cresceu e ganhou raízes, no atual edifício.

Com o aumento do número de crianças, duas freiras e duas “pretendente” a freiras, vindas do Colégio Nossa Senhora da Bonança, foram admitidas como voluntárias, tendo como atividades principais, o apoio à realização de trabalhos manuais e escolares.

Nos anos 70 é criado o Patronato Nossa Senhora do Pilar, pela iniciativa do reverendo do Prelado da Diocese, a 24 de Fevereiro de 1982 a instituição passa a ser denominada de Jardim Infantil Nossa Senhora do Pilar.

MISSÃO:

O Jardim Infantil Nossa Senhora do Pilar tem como missão acolher crianças num ambiente de afetividade, contribuindo para o desenvolvimento de competências nas diferentes áreas com base em valores morais, éticos e cívicos, incluindo a família nesses processos educativos.

 

VISÃO:

- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança numa perspectiva de educação para a cidadania, fomentando atitudes de auto-estima, respeito mútuo e regras de convivência;

- Estimular o desenvolvimento global das crianças no respeito pelas suas características individuais;

- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

- Desenvolver a expressão e a comunicação como meios de relação, de informação e de compreensão do mundo;

- Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança;

- Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.

 

VALORES:

- Solidariedade

- Confiança

Assembleia Geral:

Presidente – Jorge Manuel Pereira Valente

Primeiro-Secretário – Marco António Vasconcelos Cardoso

Segundo-Secretário – Luísa Margarida Amaral Marques da Silva

 

Direção:

Presidente – Rui Manuel Costa Ribeiro

Vice-Presidente – Constantino Miguel Costa Lopes

Tesoureiro – Elísio Barbosa de Sousa

Secretário – Joaquim Domingos Pedrosa Ferreira

Vogal – Aureliano Carlos de Macedo Monteiro

 

Conselho Fiscal:

Presidente – Ermelinda da Piedade Gonçalves Valadar Castro

Primeiro-Relator – Ana Paula Reigoto Ferreira

Segundo-Relator – Mónica Elisa Vieira Cardoso

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais